O Bambolê foi sempre um objeto de brincadeiras entre as crianças, desde o antigo Egito. Foi trazido para América na década de 50. Brincar com bambolê é uma prática cultural. No ato de brincar, em um exercício de prazer, várias apreensões são adquiridas, tais como: percepção de espaço, movimento de rotação, equilíbrio, uma forma de expressão por meio do corpo.
O Bambolê, por proporcionar maior flexibilização dos quadris, tem sido um instrumento muito utilizado pelas atrizes, sambistas, quando no preparo, para o desfile de carnaval, também em atividades corporais dos atuantes em movimentos de terceira idade.
No Brasil, o Bambolê é um brinquedo usado principalmente entre as meninas em suas brincadeiras o que proporciona grande destreza nos movimentos de cintura e quadril e consequentemente torna-as mais hábeis para os movimentos de atividades que envolvam a expressão corporal. Essa habilidade sempre se manifesta nas Festas da Criança/Pasárgada/CECAB, onde era muito comum a presença do bambolês nas brincadeiras infantis e oficinas.
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Chamada de pipa, papagaio, cafifa, arraia, pandorga, pepeta, quadrado,curica ,cangula, lebreque, tokô e outros. Inventada pelos chineses utilizada por militares, como sinalizadora de tropas inimigas mais tarde passa a fazer parte das brincadeiras lúdicas das crianças chinesas confeccionadas com tecido de seda e varetas de bambu.
Chegou ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses e chegou a ser usada no Quilombo dos Palmares como sinalizadora de perigos.
A Pipa pode ser um grande referencial para as práticas pedagógicas, pois são infinitas possibilidades no processo de construção do conhecimento, de significados de formação e de desenvolvimento de cidadania como:
* Preservação de uma prática cultural
* Conhecimentos de Física
* Conhecimentos matemáticos
* Exercício do movimento
* Atenção
* Concentração
* Imaginação
* Memória
* Tomada de decisão
* Percepção visual
* Responsabilidade
* Segurança
* Artes
* Literatura
Um objeto de prazer na infância pode ser um suporte articulado às áreas de conhecimento, com uma abordagem mutildisciplinar de ensino, com a perspectiva do desenvolvimento humano.
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