Em todas as experiências humanas, principalmente no campo da cultura e da educação, as brincadeiras, o lúdico, são pura arte. São as experiências que mobilizam as potencias de criação em dimensões de alegria.
A arte de brincar na trajetória da Lenço de seda-CECAB envolve a magia dos jogos e brincadeiras populares, a dimensão lúdica do teatro, da capoeira, entendendo que o jogar-brincar não exclui ou nega a realidade, mas reinventa-a em campos de alegria. Assim, jogar, brincar e aprender são indissociáveis e constituem juntos espaços para sonhar e fazer do sonho um texto possível, em expansão da alegria, que, segundo Alicia Fernandes, é critério de saúde na aprendizagem, é o que torna a criação possível, é o campo onde produzir sentido faz sentido.
Assim a arte de brincar e expandir a alegria está presente em todas as ações da Lenço de Seda-CECAB, como principal patrimônio e herança produzida coletivamente, envolvendo crianças, adolescentes, adultos, educadores, estudantes, moradores de rua, capoeiristas, artistas e tantos outros que queiram participar de momentos lúdicos, como a Festa da Criança, as Caminhadas Ecológicas, os projetos pedagógicos e culturais, as experiências de cultura afro-brasileira. No ano de 1991, a Festa da Criança Pasárgda teve como tema “A arte de Brincar”.
Leia o texto completo de “A arte de brincar”
Madeira típica da Mata Atlântica muito apreciada pelos capoeiristas para a confecção de berimbaus pelas várias qualidades que tem para a função. Nos últimos anos o grande consumo de Biribas, especialmente nos grandes centros, e muitos deles recorrendo aos mesmos fornecedores mais conhecidos, tem tornado a biriba mais escassa sugerindo preocupações com sua preservação.
A Lenço de Seda CECAB já há alguns anos busca formar um bosque de biribas e outras madeiras úteis no lugar chamado grota do Berimbau, na cidade de Timóteo, realizando plantios ecológicos com as crianças como forma de introduzir a consciência ecológica e preocupação com o meio ambiente.
Outras opção utilizadas pelos praticantes para o fabrico do berimbau são a Vaquinha, a Perobinha, e o Bambui.
Leia o texto completo de “Biriba”