O carnaval brasileiro é uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo que, no Brasil, foi combinado com as festas carnavalescas européias, onde as pessoas usavam máscaras e fantasias, em desfiles urbanos. Hoje o carnaval brasileiro tem várias formas de expressão como os desfiles de bonecões no nordeste, os blocos e as expressões afro-brasileiras na Bahia, as escolas de samba, do Rio de Janeiro e São Paulo.
A primeira escola de samba brasileira surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. A História do Carnaval no CECAB - Lenço de Seda, se articula á história do Carnaval brasileiro, pois o Bloco Caricato “Dexeu Falá” tem esse nome em homenagem à primeira escola de samba do Brasil. As manifestações carnavalescas do CECAB envolvem processos de criação coletiva e articulam expressões multifacetadas: samba enredo e alegorias - tal como as escolas de samba; máscaras e bonecões - similares aos presentes no nordeste; samba reggae e coreografias de danças afro-brasileiras.
Atualizado em: 29/05/2008 - 19:46:45.
Arquivo de: Agenda Cultual Anual , Atividades , Atividades ONG , Calendário Afro-Brasileiro , Carnaval , Cultura afro –brasileira , Danças e Manifestações Folclóricas , Projetos desenvolvidos , Teatro e Espetáculos , Textos ONG .
Palavras-chave: Alegorias , Atividades ONG , Calendário Afro-Brasileiro , Carnaval , Carnaval de Asakuza , Carnaval de Marliéria , Carnaval de Timóteo , Carnaval no Japão , Danças e Manifestações Folclóricas , De Estórias e Histórias, uma Salada de Cultura , Dexeu Falá , E na Quaresma que se Caa Bruxas , Enredo , Projetos desenvolvidos , Samba enredo , Teatro e Espetáculos , Textos ONG .