Em uma primeira aproximação, a conexão capoeira-educação parece um tanto inusitada, pois, a capoeiragem possui uma forma de organização muito diferente da lógica escolar: enquanto na sala de aula os espaços são lineares, com lugares demarcados, na capoeira há circularidade, flexibilidade temporal e espacial. Se na sala de aula a ordem é o silêncio, a capoeira implica em som, ritmo, movimento. Enquanto a organização escolar pressupõe processos individuais, em que cada um é responsabilizado por seu sucesso ou fracasso, a capoeira se efetiva de forma eminentemente coletiva, articulando universos da dança, música, ancestralidade, espiritualidade, corporalidade e síntese.
Enfim, no encontro entre educação e capoeira, é fundamental considerar que a capoeiragem introduz no espaço escolar diferenças substanciais nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade. Nas palavras de mestre Reginaldo, a capoeira é uma escola, que contém inumeráveis elementos potencializadores do desenvolvimento e da evolução daqueles que a pratica. No encontro com a educação essa potencia se amplia.
Leia o texto completo de “Capoeira e Educação”
Na experiência da Lenço de Seda, a conexão com a escola efetiva-se desde 1984. A articulação entre capoeira e educação oferece ganhos inestimáveis para o desenvolvimento evolutivo de quem a pratica. Porém, é importante por parte dos educadores, cuidado e atenção. Mestre Reginaldo aponta o perigo de uma “pedagogização” da capoeira. Dito de outro modo, uma prática que enquadre a capoeiragem conforme o tempo e a dinâmica escolar, com objetivo de utilizá-la somente “como instrumento de socialização, como instrumento de lazer, como mecanismo para queimar a energia dos meninos mais agressivos” (Mestre Reginaldo Véio).
Destacamos que a capoeira, especialmente a Angola, introduz no espaço escolar diferenças metodológicas nas formas de relações e de produção de saberes, com emergência de maior movimento, ludicidade e liberdade, em uma prática eminentemente corporal e coletiva. ( Fonte: Capoeira: movimento e malícia em jogos de poder e resistência.)
Leia o texto completo de “Capoeira Pedagógica”
Documento de reconhecimento de filiação distribuido pela Lenço de Seda-CECAB, no Brasil e no Exterior cujo texto marca o compromisso do filiado com os princípios éticos e metodológicos que a Associação professa com o seguinte texto.
“A Associação de Capoeira Lenço de Seda confere ao aluno o presente certificado de filiação como praticante de capoeira e que como tal tem o dever de divulgar a capoeira e preservar a sua imagem, ter vida exemplar no plano individual e coletivo, lutar pela justiça, pelo bem comum, pelo respeito às tradições e contra a violência, cuidando de repassar seus conhecimentos aos mais novos e dar exemplo de respeito aos mais velhos e aos sábios.”
Leia o texto completo de “Certificado de Filiação”
Ritual iniciático dentro da capoeira que consiste em um encontro de aprendizes com mestres e contramestres. O aprendiz deve mostrar as habilidades adquiridas resistindo à superioridade do desafiante porém mantendo o respeito hierárquico. Simbolicamente protegidos por um padrinho de sexo oposto, convidado pelo batizando, o ritual termina com o domínio explicito do mestre sobre o iniciando com uma rasteira ou movimento de predominância ou em uma mera troca de gentilezas e cavalheirismos.
Este ritual é mais comum nas praticas de Capoeira Regional, na Capoeira Angola a graduação é definida pela observação singular do discípulo pelo mestre.
Na Lenço de Seda CECAB, especialmente nos núcleos afiliados no exterior a tradição do batizado é mantida como forma de mobilização, festejo e congraçamento.
Leia o texto completo de “Batizado de Capoeira”